quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O inventor do Avião

9 de Outubro de 1890 é o dia em que pela primeira vez um “mais pesado do que o ar” levanta voo num campo em França, graças ao génio do seu inventor, Clement Ader. Mas, não foram os irmãos Wright que em 1905 inventaram o avião? Na verdade, foi Ader que criou a palavra “avião” e que realizou o primeiro voo, de cerca de 50 metros com o Éole.

Clement Ader era um engenheiro eléctrico francês nascido no século XIX que, após trabalhar e melhorar as primitivas telecomunicações e ter inventado o teatrofone em 1881, decidiu enveredar pela construção de um avião. Foi assim que surgiu em 1886 o Éole: um avião com um aspecto de asas de morcego e que era propulsionado por um motor a vapor. Com uma hélice de quatro pás e um peso de 300kg, em Outubro de 1890 pede a um amigo aristocrata para lhe emprestar um terreno para realizar os primeiros voos da sua criação. Tendo anunciado que iria voar pelos arredores de Paris, o voo de apenas 50 metros foi visto pelo próprio como um fracasso, não tomando consciência do feito que acabara de realizar. Após o primeiro voo, criou o Éole II (que nunca chegaria a voar) e finalmente o Éole III em 1897 a pedido do exército francês, mas que pelo seu excessivo peso não chegou a descolar.

Esquecido por todos, Ader também inventaria um carro que, ao invés de rodas utilizaria lagartas (como as dos modernos tanques de guerra) para melhor deslocação nas dunas africanas, mas seu descrédito nas altas instâncias levou a que essa ideia não fosse desenvolvida. Seu livro de 1909 L'Aviation Militaire foi o percursor da aviação militar moderna. Mas para a história, os irmãos Wright é que surgem como os inventores do avião.

Se isto fosse verdade…

1 comentário:

Demo disse...

Se o inventor do avião já sabemos quem foi diz-nos agora por onde anda o autor deste blogue que há semanas que não publica nada. Queremos que partilhes o teu saber, ou mal dizer... Lol!!! Fica bem.