segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Portugal vs Inglaterra 1946 (2)

Quando em Março de 1946 um esquadrão de navios ingleses atracou em Lisboa, ainda estava fresca na memória dos adeptos do futebol o belo jogo que a equipa da RAF e a da Selecção “Militar” Portuguesa tinham proporcionado pouco tempo antes. Sendo assim, tratou-se logo de marcar novo jogo Portugal vs Inglaterra com os marinheiros da Home Fleet.

Mas se a Selecção da RAF tinha meia dúzia de jogadores de futebol nas suas fileiras, esta selecção era apenas composta por jovens marinheiros pouco peritos em jogo de bola. Mas, mais uma vez, a Selecção Nacional escolheu entre os seus melhores, chegando mesmo a fazer um estágio de três dias na Costa da Caparica, pois o total desconhecimento dos membros da tripulação adversária, levaram ao receio de envergonhar a elite de Portugal. Para além de paralizarem as competições em Portugal, a selecção era composta por Capela e Barrigana, Vasco, Cerqueira e Elói, Mateus, Grazina, José Lopes e Francisco Lopes, Jesus Correia, Araújo, Patalino, Salvador, Rogério, Júlio e Lourenço. Para árbitro foi chamado um internacional belga Charles Canuto, que não era mais do que o árbitro português Carlos Canuto. Em vésperas do jogo muitos bilhetes estavam por vender, pois talvez as pessoas já tivessem percebido a marosca…

Foi uma vergonha de 11-1, em que os jogadores ingleses, mais habituados à estiva, não souberam dar a volta ao jogo em terra, embora jogando sempre dignamente e com alegria, mesmo enquanto os golos iam entrando na sua baliza. Pelas palavras duras escritas no jornal A Bola sobre esta “exibição”, a redacção do jornal viu a sua tiragem ser suspensa durante um mês…

Se isto fosse verdade…

Sem comentários: