sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Aliados, mas não muito...

Durante a 2.ª Grande Guerra Mundial, ocorreram muitas acções de espionagem e contra-espionagem, sendo que mesmo dentro dos Aliados surgiam suspeitas, com os russos a serem vistos de lado e com muita desconfiança. Quando os Nazis, através da Wermacht, desenvolveram a arma V2, o míssil de longo alcance mais evoluído da época, um caso ocorreu que veio dar razão às desconfianças dos Aliados…

Wernher von Braun e Walter Riedel eram os engenheiros alemães encarregues de desenvolver o Vergeltungswaffe 2, ou Arma de Vingança 2, tendo para isso escolhido Peenemuende, uma localidade no Noroeste da Alemanha como base de operações para desenvolver o míssil. Os testes eram efectuados em Bliza, já em território polaco. Num desses testes, em Maio de 1994, um dos mísseis despenhou-se num pântano e não explodiu. A resistência polaca escondeu o míssil e, após os alemães terem desistido de procurar o engenho, calculando que este se tivera afundado, desmontaram-no e transportaram-no para ser analisado. Os soviéticos disponibilizaram meios e técnicos para a análise do míssil, e mais tarde receberam um pedido dos Serviços Secretos Britânicos que também desejavam inspeccioná-lo, visto que cerca de 40% dos ataques dos mísseis V2 tinham como alvo a Inglaterra…

Os russos afirmaram que queriam colaborar, e os componentes do míssil V2 foram assim embalados numa caixa e enviados para o quartel-general inglês. A surpresa surgiu quando a caixa foi aberta pelas autoridades britânicas para que os seus técnicos pudessem inspeccionar esta arma letal enviada pelos seus aliados de Leste, pois a caixa continha apenas dois velhos motores de aviões soviéticos…

Se isto fosse verdade…

Sem comentários: