sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Verão Quente... de 1993!

O Verão Quente não foi só durante o PREC, pois o futebol também teve um. No Verão de 1993, após o Benfica ter ficado em segundo lugar no campeonato e ter ganho a Taça, com a colaboração de Paulo Futre, o melhor jogador português do momento e “roubado” poucos meses antes ao Sporting, seu clube do coração. Também o leão foi capaz de dar duas arranhadelas à águia, e poderia ter sido mais grave…

No início de Junho, Pacheco foi o primeiro jogador a rescindir contracto com o Benfica, devido a salários em atraso, e a assinar pelo Sporting para receber 70 000 contos. Pouco depois, Paulo Sousa envia um fax a rescindir contracto pelo mesmo motivo, assinando por 350 000 contos por ano. Era com Sousa que o Benfica esperava sarar a crise financeira (de cerca de 4 milhões de contos) tentando a venda para Itália por 1 milhão de contos. Mas Sousa Cintra, Presidente do Sporting, não se dava por satisfeito, e no final de Junho, João Pinto envia um fax a rescindir contracto por não ter recebido os 2 000 contos do ordenado de Maio. JVP tinha assinado um contrato com o vizinho da Segunda Circular por três anos e 350 000 contos, tendo recebido logo um cheque de 30 000 contos. Após o sucedido, partiu de férias para uma praia em Torremolinos…

Jorge de Brito, Presidente do Benfica, encontrava-se de férias em Lagos, e ao saber do sucedido dirigiu-se logo para a praia espanhola e propôs o regresso ao Benfica, por 390 000 contos até 1997. Devido ao cheque que já tinha recebido de Sousa Cintra, teve de indemnizar os leões em 100 000 contos, despesa que o Benfica pagou com grado. Foi com esta jogado, que culminou no célebre jogo do 6-3 de Alvalade, que o Benfica sagrar-se-ia Campeão 1993/94…

Se isto fosse verdade…

Sem comentários: