segunda-feira, 24 de março de 2008

América na mira

A grande vantagem dos E.U.A. ao longo do Século XX foi de estar localizado num continente à parte, e onde não sofre pressões de países vizinhos. Essa vantagem foi por demais evidente, com a excepção mais tarde da crise de mísseis de Cuba, pois não viu o seu território alvejado pelas bombas inimigas, nem o seu território ameaçado ao longo das duas Grandes Guerras Mundiais. Tirando uma pequena excepção…

No final da 2ª. Grande Guerra, o exército alemão dispunha de um míssil de longo alcance, o V2 que foi lançado contra a Inglaterra (cerca de 1 400) e contra a Bélgica (cerca de 1 500). Walter Donberger era o Oficial encarregue do projecto, e após a conclusão do mesmo, iniciou um novo, chamado Prüfstand XII (Base de Teste XII). Este novo projecto para a Kriegsmarine consistia em criar plataformas de lançamento de mísseis para serem rebocadas por submarinos até às bases militares costeiras na América. Em Junho de 1942 (duas equipas) e em Novembro de 1944 (uma equipa) foram desembarcados sabotadores nazis, que contudo não conseguiram realizar a tarefa planeada. Contudo, a ameaça das bases de mísseis era mais forte, sendo que o Almirante Karl Doenitz estava muito empenhado em mostrar as várias utilidades dos submarinos, nomeadamente para atacarem as muito activas instalações em Nova Iorque. Apenas uma, das três planeadas, dessas plataformas foi construída e testada, mas nunca utilizada em fogo real. No final da guerra, sem capacidade de construir engenhos explosivos, os planos nazis consistiam em lançarem mísseis carregados de contentores com lixo radioactivo das mal sucedidas experiências nucleares…

Mais tarde, após o final da Guerra, Wernher von Braun e Walter Riedel, os dois engenheiros nazis encarregues da pesquisa dos mísseis balísticos, foram levados para os E.U.A. para escaparem ao aprisionamento de que todos os seus colegas eram vítimas (como Ferdinand Porsche, o criador do Carocha) e começaram a trabalhar num grupo de investigação, que mais tarde veio a tornar-se na N.A.S.A….

Se isto fosse verdade…

Sem comentários: