quarta-feira, 30 de abril de 2008

Penalti por 500 contos

Luciano D’Onófrio é um ex-director do FC Porto e dirigente do Standart Liége que anda a contas com a justiça. Um tribunal de Marselha condenou-o a seis meses de prisão efectiva e 357 000 euros de multa, bem como a proibição de exercer qualquer actividade ligada ao futebol durante 5 anos, devido ao envolvimento em transferências irregulares de jogadores. Contudo, nem só em França as suas actividades foram alvo de suspeita…

500 contos era quanto custava um penalti na época de 1983/84. Pelo menos foi essa a oferta que Luciano D'Onófrio fez a Cadorin, jogador do Portimonense, para que ele provocasse um penalti contra o FC Porto logo no início do jogo entre essas duas equipas, sendo que faria depois o resto do jogo normalmente. Aparecendo em Portimão com esta proposta, D’Onófrio explicou que não representava o FC Porto, e que apenas pretendia que o Portimonense perdesse para que o treinador Vítor Oliveira fosse despedido e ele conseguisse colocar lá um treinador da sua influência (suspeitava-se de Goethals) e que os 500 contos sairiam da comissão dele. Para além do dinheiro, o empresário belga comprometia-se a colocar o jogador do Portimonense no FC Porto ou num clube suíço ou italiano...

Embora a acusação não tenha dado em nada, em França já é a quarta condenação de Luciano D’Onófrio. Quanto a Cadorin, foi logo avisar a direcção do Portimonense do sucedido no mesmo dia em que fora aliciado, não fosse o jogo correr-lhe mal e as suspeitas caíssem sobre ele. Mas, curiosamente, o Portimonense ganharia o jogo por 1 a 0, com um golo de Cadorin…

Se isto fosse verdade…

Sem comentários: