sexta-feira, 6 de junho de 2008

Operação Félix

Embora Portugal fosse neutro durante a Segunda Grande Guerra Mundial, por diversas vezes esteve perto de ser invadida pelas forças Nazis, como até mesmo pelas forças Aliadas. A posição estratégica de Portugal e das suas Províncias Ultramarinas, sempre foram alvo de cobiça. Sempre desconfiando da Espanha, que vivia momentos conturbados, a partir de 1940 o medo de invasão esteve sempre presente…

Desde logo, o Conselho de Ministros mostrou a sua preocupação que da fronteira pudesse surgir uma invasão da Espanha, de Exércitos Extra-Peninsulares ou até mesmo acções da oposição portuguesa. Em Maio de 1940, corre o rumor que decorrerá um golpe de estado para destituir Salazar. Ao saber desses planos, a Inglaterra prepara um plano para invadir os Açores e Cabo Verde para proteger locais estratégicos. Mas a ameaça maior vem por parte da Alemanha, quando o Líder Nazi Adolf Hitler encontra-se com o Presidente de Espanha João Franco em Hendaia. Com a derrota francesa, o Exército Alemão chega aos Pirenéus com a intenção de pedir a Franco que autorize a passagem até Gibraltar, uma possessão inglesa na Península Ibérica. Pretendendo fechar assim o Mediterrâneo e avançar pela África francesa chegando até Cabo Verde e a Madeira, para além de defender as Canárias em colaboração com a Espanha. O plano passa também por invadir Portugal e repartir o território entre o Governo alemão e o Governo espanhol. Em Novembro de 1940, a planificação começa e é marcada a Operação Félix para dia 10 de Janeiro de 1941…

Contudo, três situações contrariam esse ataque: ainda na realidade de uma Guerra Civil mal terminada, a Espanha não tem capacidade de mobilização que pudesse garantir um ataque contra Portugal, bem como a defesa das Canárias, que seriam alvo directo dos ingleses; outra causa, foi a derrota italiana no Norte de África; e mais importante, Hitler fez ver que iria invadir então somente Gibraltar, com o sem o consentimento espanhol, mas após invadir e derrotar a Rússia. Mesmo com a conjugação destes factores, até 1943, quando as forças Aliadas conseguiram tomar o controlo do Norte de África, a invasão esteve sempre pendente…

Se isto fosse verdade…

1 comentário:

Anónimo disse...

Considering the fact that it could be more accurate in giving informations.